Cada obra de Deus serve para mostrar Sua glória e realçar a grandeza de Sua majestade.

John Gill

História

 

Aos dez dias do mes de julho do ano dois mil e quatro do domínio de Cristo, no Templo da Quarta Igreja Presbiteriana de Taguatinga, sito a Área Especial 08, Setor "J" Norte, Taguatinga, DF. Registra-se que o Sínodo de Brasília, sob a presidencia do Rev. Euclides Luiz Ferreira, instalou em reuniao extraordinária rigorosamente dos termos da CI/IPB e RI dos Sínodos.

Onde após fazer constar a presença de todos os membros dos respectivos sínodos e também da Comissao Especial sob a presidencia do Rev. Saulo José da Silva e com a presença dos demais membros: Rev. Marcos Antonio Serjo da Costa, Rev. Roberto Brasileiro Silva, Presb. Otto Wilton Carolino e Presb. Hortencia Alves da Rocha. após é lido a decisao do Supremo concílio a qul se transcreve-se; CE-2004- Doc. 70 - Quanto ao Doc. 162 - do Sínodo de Brasília: Desdobramento do Sínodo de Brasília, criando o Sínodo de Taguatinga e o Sínodo do Planalto. A CE/SC CONSIDERANDO: 1) Que a análise da documentaçao apresentada pelo Sínodo de Brasília, para o desmembramento em tres sínodos compromete a autonomia conciliar; 2) Que de acordo com o Presidente do Sínodo de Brasília, Rev. Euclides Luiz Ferreira, existe uma pacificaçao no Concílio quanto ao desmembramento em mais um sínodo; RESOLVE: 1) Tomar conhecimento. 2) Atender nos seguintes termos: a) Aprovar ad-referendum a próxima CE/SC, o desmembramento do Sínodo de Brasília, criando o Sínodo de Taguatinga. b) Determinar a seguinte composiçao dos referidos Sínodos: 1) Sínodo de Brasília: Presbitérios: Pioneiro de Brasília, Brasília, Brasília Norte, Noroeste de Minas e Vale do Rio Preto. 2) Sínodo de Taguatinga: Presbitérios: Taguatinga, Taguatinga Norte, Distrito Federal e Planalto. b) Nomear a seguinte Comissao para desmembramento e criaçao do novo Sínodo: Rev. Saulo José da Silva, Rev. Marcos Antonio Serjo da Costa, Rev. Roberto Brasileiro Silva, Presb. Oto Carolino e Presb. Ortencio Aves da Rocha. Passa-se a palavra ao Rev. Roberto Brasileiro Silva para complementar as orientaçoes sobre a continuidade dos trabalhos. O relator da comissao orienta o plenário dividindo-o em dois grupos para proceder as eleiçoes.

O Sínodo de Taguatinga, composto pelo Presbitério de Taguatinga, Presbitério Taguatinga Norte, Presbitério do Distrito Federal e Presbitério do Planalto, reuni-se no mesmo endereço, sob a presidencia do Rev. Saulo José da Silva. O Rev. Saulo esclarece que o Rev. Euclides, por nao ser delegado de seu Presbitério, nao poderá participar do processo eleitoral, exceto nos casos previstos pela CI/IPB. Registra-se que o quorum está composto de vinte e quatro delegados, assim constituídos: Presbitério de Taguatinga: Ian de Souza Lima, Rev. Luiz Goulart da Silva, Rev. Vilmar Rodrigues Ferreira, Presb. Gilson dos Santos Souza, Presb. Roberto da Conceiçao, Presb. Charles Willian Sathler; Presbitério Taguatinga Norte: Rev. Evandro Honorato de Oliveira, Rev. Davi Luiz Ferreira, Rev. Denoel José de Andrade, Presb. Lucas Dias Pereira, Presb. Alcimar César de Cunha, Presb. Valdir Emerick; Presbitério do Distrito Federal: Rev. Carlos Roberto de Souza Júnior, Rev. Geomário Moreira Carneiro, Rev. Jolson Barbosa Lima, Presb. Epitácio Arbués Carneiro, Presb. Roberto Rachid, Presb. Pedro Souza Santos; Presbitério do Planalto: Rev. Elioenai Ferreira Pinto Bandeira, Rev. Jorge Washington Ferreira da Silva, Rev. Misael Batista de Nascimento, Presb. Almir Gonçalves, Presb. Valdir Valdivino Cotrim, Presb. Wilson José da Silva. Passa-se a discussao sobre a eleiçao no Sínodo de Taguatinga. O presidente explica que haverá eleiçao para todos os cargos e que este mandato será até a próxima reuniao ordinária. Le-se em Sl. 100:2 e ora o Presb. Oto Wilton Carolino. Inicia-se o processo de votaçao: Para o cargo de presidente, elege-se em terceiro escrutínio o Rev. Elioenai Ferreira Pinto Bandeira. Passa-se a eleiçao para o cargo de vice-presidente.

Elege-se, em primeiro escrutínio, o Rev. Geomário Moreira Carneiro. Passa-se a eleiçao para o cargo Secretário Executivo. Elege-se, em segundo escrutínio o Presb. Epitácio Arbués Carneiro. Passa-se a eleiçao para o cargo de Primeiro Secretário. Elege-se em quarto escrutínio Rev. Jorge Washington Ferreira da Silva. Passa-se a eleiçao para o cargo de Segundo Secretário. Elege-se, em segundo escrutínio, o Rev. Denoel José Andrade. Passa-se a eleiçao para o cargo de Tesoureiro. Elege-se, em segundo escrutínio, o Presb. Gilson dos Santos Souza. Encerra-se o processo eleitoral com uma oraçao pelo Rev. Euclides Luiz Ferreira, as 17:40 horas. Todos os eleitos declaram aceitar o cargo. Registra-se que a posse dos eleitos será por ocasiao do culto vespertino deste dia. 

Fonte: Ata de Organização